Relatório do simpósio da Mulher e da família.

Relatório do simpósio da Mulher e da família.

No dia 18 de janeiro de 2012, na cidade  de Mazatlan, México, nas dependências do Hotel EL CID, as 15.45 horas, se iniciou o Simpósio da Mulher com a presença aproximada de duzentas pessoas.  O Simpósio foi aberto protocolarmente por  ID Yamandu Acosta que fez a apresentação da mesa principal composta por Judy Scruggs , Linda Wayne, Anne Palmer, DI Sonja Pulley, as convidadas especiais Silvia Acosta, Rosenete Karnopp e Lilia Morillo Valencia, esposas dos Diretores Internacionais, as expositoras Luz Dary Ospina Salazar, Lilia Medel, Yeanet Lungo, as moderadoras Olga Acuña, Betty Aranda e Selma Aragão. Em seguida fez uso da palavra a Ex Diretora Rosane Vailatti como Coordenadora do Simpósio e inicialmente agradeceu ao Presidente TAM a oportunidade, a Equipe de Extensão coordenada pelo DI Yamandú Acosta, e a Sue Hanney, Gerente de Extensão e Sócios. Também ressaltou as convidadas especiais.

Com o propósito de cumprir as metas de  nosso  Presidente Internacional, se promove este encontro de

MULHERES EM AÇÃO POR UM LEONISMO EM CRESCIMENTO,

agradecendo também a presença honrosa de todos os participantes.

Igualmente fez um reconhecimento à  Mulher como protagonista de um novo mundo, solicitando que este Simpósio tenha como  objetivo  fortalecer a presença da mulher no LEONISMO, e capacitá-la para desempenhar o papel de líder atuante e competente, aumentar o número de mulheres em L C I e para continuar as obras de serviço para a melhoria de vida das comunidades onde atuamos.

Na sociedade de hoje, nas organizações, e no nosso Lions, as mulheres contribuem com habilidades de liderança cada vez mais. Convidamos todos neste simpósio a continuar esta luta no serviço para alcançar a paz, a justiça e desenvolvimento de nossas comunidades.

A internacionalmente respeitada ONU – Organização das Nações Unidas, criou a ONU Mulheres em 2010, Entidade das Nações Unidas, em uma decisão histórica da Assembléia Geral da ONU, com a finalidade de trabalhar pelas Mulheres, objetivando acelerar o progresso e atender  as necessidades e requerimentos das mulheres e meninas em todo o mundo.    A ONU – Organização das Nações Unidas dá igualmente um belo exemplo e nos convida  através do LIONS, a contribuir com este progresso no campo feminino, em defesa dos interesses da mulher.     ONU Mulheres está em pleno funcionamento desde 1º de janeiro de 2011 sob a liderança de uma grande mulher de nossa Area 3, que para nós é um orgulho, sob a coordenação da Dra. Michelle Bachelet, Subsecretária-General da ONU Mulheres, ex presidente do Chile. É mais uma demonstração da necessidade de nos unirmos e nos organizarmos pelo muito que temos a fazer.

Este Simpósio é um eixo relevante para a Associação Internacional de Lions Clubes, pois nos oportuniza a discursão dos mais variados temas que aflige a mulheres, as famílias e a comunidade. É uma excepcional oportunidade de crescersm como pessoas.

Os Temas apresentados e as Expositoras que fizeram uso da palavra por 15 min. foram:

1) Potenciando as fortalezas da mulher no LEONISMO – LUZ DARY OSPINA SALAZAR

2) Cinco estratégias para o êxito – LILIA MEDEL JAIME

3) Liderança sim, matriarcado não – YEANET LUNGO

Todas foram brilhantes aportando diferentes ideias.

A seguir os participantes se dividiram em 3 grupos para reflexionar os temas apresentados.

E as conclusões foram as seguintes:

O que necessitamos no leonismo ? Um Plano de Ação – planejar as atividades para melhor desempenho.

Mulheres líderes para a realização de seminários de liderança. Que cada clube tenha uma mulher responsável pelo ingresso de mais mulheres.

Organização de simpósios, permitindo o ingresso da mulher no leonismo. Procurar mulheres solidárias que motivem o ingresso de outras mulheres, tendo a preocupação de fazer um belo convite dando o acompanhamento necessário depois que ela entra no leonismo.

Que se avalie a possibilidade de todos os clubes terem  100% de mulheres sócias.

Elaboração de boletins informativos sobre as atividades dos clubes de Lions, destacando atividades de serviço que mostrem o trabalho dos leões. Estar em contato com os meios de comunicação, inovando em estratégias para estimular a participação da mulher.

Criar eventos na comunidade destacando e reconhecendo a presença de mulheres destacadas em todas as áreas, incentivando para que as mesmas entrem para o leonismo.

E,

Considerando que o crescimento das mulheres nos últimos 8 anos foi de 14,5% para 23,60%;

Considerando que a presença da mulher neste mesmo período de 2003 a   2011  passou de  196.135 sócias para  317.375 sócias com um crecimento expressivo de 121.240 mulheres;

Considerando que a mulher e um campo fértil que temos que trabalhar muitíssimo;

E considerando as estatísticas, aqui na área 3, que é a área com maior percentagem de mulheres no mundo, 39,60 % , queremos chegar a 50% de presença feminina, necessitamos convocar todos os líderes, presidentes de clubes,  governadores, vice governadores, assessores,   dirigentes internacinais, para que tenham um plano de incentivo aos clubes que, por exemplo tenham 100% de mulheres que haja um reconhecimento especial.

Com o esforço de todos e todas temos a convicção que alcançaremos a meta de 500.000 mulheres até o ano do centenário, meta proposta ano passado e perseguida por todas nós das mais variadas maneiras.

Grande alegria para todos foi a visita do IP TAM, Pres LCIF SID SCRUGS, VP Madden, VP Palmer, os Diretores Int E Karnopp e Carlos Valencia que visitaram os três grupos, onde  ouviram as entusiásticas participantes.      Depois o Presidente TAM falou para todos os presentes com convicção, entusiasmo, sobre a importância da presença da mulher no leonismo.

Também o Pres LCIF Sid Scrugs deu uma bonita mensagem sendo muito aplaudido.      Muitas fotos foram tiradas, o clima foi de muito alto astral e todos aqui presentes estão conscientes da importância da mulher ao lado do homem lutando pelo fortalecimento de nosso movimento.

Thank you Pres TAM, gracias Director Yamandu pelo apoio e confiança, obrigada nossos diretores internacionais, nossas expositoras, moderadoras e a cada um de vocês que não perderam a oportunidade de participar deste simpósio e ser protagonista de, talvez, um novo momento na história. Sim, porque muitos mais poderiam estar aqui, porém tiveram outras prioridades. Obrigada mais uma vez  a todos que se fizeram presentes..

E agora gostaria de perguntar a vocês e que me respondam dizendo I BELIEVE :

Vocês acreditam na importância do trabalho da ao lado do homem para o fortalecimento de nosso movimento ? Eu Acredito

Vocês querem e acreditam que lutando para o aumento da participação feminina, nossa área 3 permaneça com o maior número de mulheres no mundo ? EU Acredito

Vocês acreditam que unidos somos fortes e nosso trabalho fica mais fácil ?    Eu Acredito

Muito obrigada, abraço afetuoso com a convicção que somos Amigos para Sempre…

PID ROsane Jahnke Vailatti

Coordenadora do Simpósio

[ALBUM DE FOTOS]